quarta-feira, 29 de abril de 2009

BRAID

Amigos, venho hoje falar de um jogo muito bom.

Trata-se de Braid, que foi lançado primeiramente para o X360 através da Xbox Live e agora também está disponível para PC.

Mas o que esperar de um jogo de apenas 100mb? Diversão, meu amigo. E muita criatividade.

O game é idêntico ao Super Mario clássico, mas com gráficos e músicas muito bonitos. O ponto forte do jogo é a triste história que nos é contada a cada capítulo.

O protagonista Tim é um carinha baixinho, cabeçudo e com uma gravata vermelha. Ele está em busca da Princesa, a mulher que ele mandou embora tempos atrás. Arrependido, nosso "herói" parte em uma jornada por locais realmente estranhos em busca de sua amada.

A cada mundo visitado, descobrimos mais do passado do casal através de livros que ficam em cima de pequenas mesas. Usando de uma linguagem bem poética e triste, o jogo nos conta os erros e acertos de Tim em seu relacionamento com a Princesa, e é realmente difícil não se identificar com vários dos erros cometidos por Tim, mostrando que Braid não é um jogo para crianças.

Outro ponto interessantíssimo do jogo é a capacidade de voltar no tempo. Caso Tim morra, é só segurar a tecla Shift e o tempo volta, dando ao jogador a oportunidade de refazer seu caminho. Em um dos mundos presentes no jogo, a situação é ainda mais complicada: andando para a direita da tela, o tempo anda normalmente, se ficar parado, o tempo pára, e se Tim andar para a esquerda, o tempo anda para trás.

O objetivo de cada fase é coletar todos os pedaços de um quebra-cabeça, que arrumados formam uma pintura. O desafio é altíssimo e você tem que quebrar a cabeça pra caramba para entender como coletar todos as peças do quebra-cabeça.

Com uma história triste e melancólica, gráficos simples porém soberbos, desafio absurdamente alto e músicas muito bonitas, Braid é um jogo para ser apreciado aos poucos, pois se você tentar e falhar muitas vezes seguidas, pode acabar se frustrando e perdendo a vontade de jogar. Jogue moderadamente e deguste essa bela produção.

NOTAS:
Gráficos: 10
Audio: 10
Fator Replay: não sei, pois ainda não zerei
Enredo: 10
SCORE FINAL: 9 (só não levou 10 porque eu achei esse jogo DIFICÍLIMO)

Abraço!