quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Syphon Filter: um clássico de ação do PS1

Em 1999 veio ao mundo pelas mãos da 989 Studios o gracioso Syphon Filter.


Lançado para o PS1, o game contava a história do agente especial Gabriel Logan e seus parceiros em busca de um vírus (que dá nome ao jogo) que está em posse de um grupo de terroristas.


Um game de ação, com muitos tiros, explosões e as famosas cambalhotas de Gabe Logan. O jogo é muito divertido e teve várias continuações:


- PS1: Syphon Filter 2 e 3;
- PS2: Syphon Filter Omega Strain e Syphon Filter Dark Mirror;
- PSP: Syphon Filter Dark Mirror e Syphon Filter Logan's Shadow.


O jogo conta com gráficos bons, que passam uma ambientação legal em cada fase. As músicas e dublagens também cumprem bem o seu papel.

A história gira em torno de Gabriel Logan (comumente chamado de "Gabe"), um agente especial que trabalha em uma agência anti-terrorismo. Quando esta agência descobre a existência de um vírus letal (cujo nome é o título do jogo), Gabe é enviado para evitar que os terroristas que se apossaram dessa arma biológica a usem.

O jogo tem fases de dois tipos: ação total desenfreada ou infiltração stealth. No primeiro tipo, é aquela coisa de sempre dos jogos de ação em 3ª pessoa: corra, atire, colete munição dos caras que você matou, recarregue a arma e repita o processo até acabar a fase. O que chama a atenção neste tipo de fases são os cenários. Começando nas ruas e depois por uma estação de metrô e por fim um parque em Washington DC, o game tem locações bem variadas para você se divertir passando fogo nos terroristas.

Já as fases de infiltração stealth, ou seja, invadir algum lugar "na butuca", são o completo oposto das demais: Gabe tem que passar pelo cenário inteiro sem ser notado pelos guardas e torres de vigilância, já que normalmente o objetivo da fase é preparar o local para mandar tudo pelos ares (plantando C4 em tanques de combustível, por exemplo). Nestas fases, se Gabe for detectado, aí a coisa fica feia mesmo. O jogo apela de verdade e é praticamente impossível concluir a fase.

O game tem comandos fáceis e de memorização rápida, não exigindo muito do jogador. É muito divertido quando você joga da primeira vez, mas depois de zerar, não dá muita vontade de jogar de novo, já que o game não oferece nada de bônus quando você o termina.

Enfim, é um clássico do PS1 que vale a pena ser lembrado aqui.

NOTAS:
Gráficos: 7
Audio: 7
Jogabilidade: 9
Enredo: 8
Fator Replay: 0
SCORE FINAL: 8

Abraço!

2 comentários:

  1. agora fala dos de PS2!
    e fico muinto bom esse de PS1 ,tenho ps2 mais quardo os meus de ps1(1e2)ainda,tambem tenho de ps2 ,o Syphon Filter: The Omega Strain

    ResponderExcluir
  2. syphon fiter e driver 2

    melhores jogos de ps1 na minha opiniao

    ResponderExcluir