segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Temos que pegar! POKÉMON Ruby


Atualmente estou jogando o Pokémon Ruby para o Game Boy Advance, através de um emulador.

Também dei uma olhadela no game dos Pokémons do Nintendo DS, mas não curti tanto, não sei por que. Talvez daqui a um tempo eu jogue de novo e ache legal.

Voltando ao episódio Ruby da saga dos monstrinhos de bolso iniciada há mais de 10 anos atrás, com Pokémon Red/Blue (dois jogos iguais e lançados simultaneamente, com a única exceção de que alguns pokémons eram exclusivos de cada versão), o "jeitão" do game continua o mesmo.

Muita gente diz: "Pokémon é coisa de criança". Agora, responda-me: se eu der um jogo do Pokémon pra uma pessoas dessas, será que ela consegue jogar essa "coisa de criança"? Digo isso porque o jogo tem MUITA coisa pra o jogador cuidar.

Se antes era só se preocupar com o estado dos seus pokémons, deixando-os sempre com energia cheia e sempre de olho no nível de cada um para manter a equipe balanceada, agora tem um caminhão de coisas que você pode e deve fazer para ter sucesso em sua jornada pelo continente de Hoenn. Começando o game no dia em que você e sua mãe se mudam para Littleroot Town, o objetivo do jogo é o mesmo dos outros: ganhar as insígnias dos líderes de ginásio de 8 cidades, encontrar, desafiar e capturar o maior número de pokémons possível (esse game traz 136 novos pokémons) e vencer a Liga Pokémon do local, que aqui se chama Battle Tower.

Agora você também pode fazer muita coisa. Pode colher frutas de árvores e plantar outras árvores usando o solo fértil que ficou disponível. Pode treinar seus pokémons não apenas para batalhas, mas também para apresentações em concursos. Pode também cruzar pokémons, já que cada pokémon agora tem sexo (isso já tinha desde Gold/Silver, do GB Color), e deve ter bem mais coisa que eu ainda não descobri.

Os gráficos continuam no mesmo estilo, sem muita evolução, acredito que não pela capacidade do GB Advance (que é bem maior que a do GB Color, seu antecessor), mas sim para manter a identidade da série. Os personagens ainda são pequenos e cabeçudos, andam de jeito engraçado, as falas são em forma de balões, os cenários são bem simples, tudo continua do mesmo jeito. As únicas novidades são novas animações na hora da porradaria pokémon (como seu personagem atirando a pokébola quando o fight vai começar) e agora a imagem do seu personagem tem reflexo na água.

Falando no personagem, você pode escolher ser um garoto ou uma menina. Você pode colocar um nome já pré-definido (na versão em português que baixei para rodar o emulador, as sugestões eram: BETO, JOÃO, MANÉ ou GIL) ou então criar um novo nome para o personagem. O game conta com UM ZILHÃO de NPC's, e se você tiver paciência para conversar com todos e atender os pedidos que alguns fazem, pode ter grandes recompensas, como itens e habilidades para ensinar para seus pokémons.

Cheio de segredos como todos os demais jogos da série, Pokémon Ruby tem um fator replay alto devido às side-quests que você pode realizar, encontrando novos treinadores, locais secretos e principalmente pokémons raros.


O desafio oferecido pelo game é mediano, já que vai se tornando cada vez mais difícil, mas se você tiver um mínimo de paciência, consegue evoluir seus pokébichos tranquilamente para encarar qualquer treinador metido a besta que cruzar seu caminho.

Um game feito para os já fanáticos fãs da poké-saga mas que também é jogável por quem nunca jogou Pokémon, Ruby vale a pena não pelas poucas novidades que oferece, mas por ser exatamente aquilo que esperávamos que fosse: um jogo igual aos demais.

NOTAS:
Gráficos: 6
Som: 5
Jogabilidade: 9
Desafio: 8
Replay: 10

SCORE FINAL: 9 (mesmo com som e gráficos básicos, o game ruleia!)

Gamer Solitário recomenda!

Abraço!

4 comentários:

  1. olá Yasmin
    é só baixar o emulador e a ROM desse jogo no site: http://www.romsparagba.com/

    aí vc abre o emulador e usa ele pra abrir a ROM, aí vai começar o jogo

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. vcs naum sabe nada sobre pokemon...
    eu sei,se duvida pergunta o que for!!!
    é so uma brincadeira naum leve mal

    ResponderExcluir
  3. pessoal eu não sei como desbloquear 2 lugares secretos do jogo um esta perto da casa do velhinho que te ajuda com o barco é só descer sempre a esquerda usando surf dai vai achar uma entrada nela tem uma pedra grande com 6 pequenas ao redor e na cidade que tem aquele matos grande também tem mas eu não sei direito onde e ambas são iguais ali é uma caverna e eu não sei como abrir e não achei na net

    ResponderExcluir